História Resumida da Pintura no Mundo
A pintura acompanha o ser humano por toda sua história. Ainda que durante o periodo grego classico não tenha se desenvolvido tanto quanto outras artes (escultura e Arquitetura), a Pintura foi uma das principais formas de representação dos povos medievais.
Significado:
A
pintura refere-se genericamente à técnica de aplicar
pigmento em forma líquida a uma superfície, a fim de colori-la, atribuindo-lhe
matizes, tons e
texturas.
Em um sentido mais específico, é a
arte de pintar uma superfície, tais como
papel,
tela, ou uma parede (
pintura mural ou de
afrescos). A
pintura a óleo é considerada por muitos
[quem?] como um dos
suportes artísticos tradicionais mais importantes; grandes obras de arte, tais como a
Mona Lisa, são
pinturas a óleo; com o desenvolvimento tecnológico dos materiais, outras técnicas tornaram-se igualmente importantes como, por exemplo, a tinta acrílica.
Diferencia-se do
desenho pelo uso dos pigmentos líquidos e do uso constante da
cor, enquanto aquele apropria-se principalmente de materiais secos.
No entanto, há controvérsias sobre essa definição de pintura. Com a variedade de experiências entre diferentes meios e o uso da
tecnologia digital, a ideia de que pintura não precisa se limitar à aplicação do "pigmento em forma líquida". Atualmente o
conceito de pintura pode ser ampliado para a
representação visual através das cores. Mesmo assim, a definição tradicional de pintura não deve ser ignorada. O concernente à pintura é
pictural,
pictórico,
pinturesco, ou
pitoresco.
Tinta Acrilica
O
acrílico é uma
tinta sintética solúvel em
água que pode ser usada em camadas espessas ou finas, permitindo ao
artista combinar as técnicas da
pintura a óleo e da
aquarela.
A tinta acrílica possui uma secagem muito rápida, em oposição à tinta óleo que chega a demorar meses para secar completamente em trabalhos com camadas espessas, possui um odor menos intenso e não causa tantos danos a saúde por não possuir metais pesados, como o cobalto da pintura a óleo.
Sua praticidade, já que não depende de secantes, o diluente é a água, não é nociva ao pintor e seca rápido e a matriz cromática é ampla, a torna muito popular entre artistas contemporâneos.
Em técnicas mistas, acrílica e óleo ou acrílica e pastel, a tinta acrílica sempre é utilizada primeiro já que a as tintas oleosas fixam no acrílico mas o acrílico não fixa nas tintas com vetores oleosos.
A tinta acrílica também é usada para pintura de residências, pode ser aplicado em ambientes internos e externos. É lavável, pode-se remover sujeiras, com auxílio de uma esponja macia e sabão neutro.
Fonte:
http://pt.wikipedia.org